BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
 
Comandados pelo espírito do desafio, um grupo de soldados curiosos da escola Secundária Tomás Cabreira, no dia 19 de Março, realizou uma entrevista a Patrício Faísca e Sonat Duyar, realizadores e produtores da curta metragem Comando , no âmbito do projeto DN Escolas. O orçamento limitado de 27 euros não impediu que esta alcançasse inúmeras distinções nacionais e internacionais. Pela alvorada, os convidados chegaram à escola, já os preparativos para o dia D haviam sido efetuados. A entrevista incidiu sobre os detalhes da produção da curta metragem e o início e desenvolvimento da carreira cinematográfica dos convidados. Quando questionados sobre como foi possível a realização de algo tão profissional com um orçamento tão limitado, os produtores deixaram presente que quando fazemos cinema de baixo orçamento
"A Comando do DN"
em vez de pensarmos numa ideia e tentar realizá-la, nós trabalhamos exatamente ao contrário, ou seja é ver o que temos de interessante à nossa volta e ver se conseguimos arranjar uma história a partir daquilo que temos. O cinema nacional, a cultura cinematográfica do povo português e ainda a banalização e o facto de se encarar o cinema como um mero produto comercial, foram temáticas também discutidas no decorrer da entrevista:
O cinema pode ser encarado como uma arte ou como uma indústria; na América, por exemplo, é encarado como uma indústria; em Portugal isso não existe. Os filmes não geram receitas. Eu acho que isso é uma tendência que é preciso inverter. O cinema é uma arte mas para sobreviver também precisa da indústria. São realidades diferentes que eu acho que em Portugal devem ser conciliadas, comentou Sonat Duyar.
Os convidados
Esta guerra terminou com uma explosão de perguntas do auditório encerrando o dia DN, que cativou o público presente e contribuiu para desenvolver diversas competências no grupo participante. Como triunfos ficam o contacto com um cineasta português que singrou no mundo artístico e o incentivo aos jovens que pretendem iniciar os seus projetos, mesmo que tenham poucos recursos.