BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
 
No passado dia 23 de fevereiro, a Escola Secundária João Gonçalves Zarco teve o prazer de receber o Dr. Francisco George, diretor da Direção Geral da Saúde, a convite da equipa do Diário de Notícias, no âmbito do projeto DN Escolas. O convidado esteve à conversa com as equipas de reportagem da escola à luz do mote A Saúde está Doente. O Dia DN começou com a chegada da equipa do Diário de Notícias à escola pelas 9h00 e uma hora depois já se estavam a diagnosticar os males da saúde. O Dr. Francisco George realçou, desde logo, que a saúde não está doente [] a saúde em Portugal tem um grande êxito. Apesar de ser preciso reconhecer que há resultados que são inquestionáveis e que traduzem
A Saúde Está Doente
a excelência do [] sistema", a verdade é que nem tudo é um mar de rosas: as notícias indicam que 62% dos portugueses correm o risco de morte cardiovascular e que a crise aumenta os casos de diabetes. Portugal tem que melhorar a sua alimentação: [] comer menos açúcar, [] reduzir as calorias [] e gorduras industriais", afirma o diretor geral da saúde como resposta a estes problemas.
Sabendo que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) deve 778 milhões de euros a empresas de dispositivos médicos, o convidado diz que os 7.5 mil milhões de euros do orçamento de estado para a saúde não conseguem fazer funcionar todo o sistema de saúde na área do SNS.
Muitas outras questões poderiam ter sido colocadas ao Sr. Dr. Francisco George e muitas outras respostas poderiam ter sido dadas, mas seria ingenuidade contestar o estado da saúde em Portugal. A recuperação da saúde pode ser tomada como garantida, no entanto esta recuperação não acontecerá enquanto Portugal continuar em crise. Apesar do estado febril da saúde, temos solução.