BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
 
No dia 29 de Fevereiro, pelas 10 horas tivemos o gosto e a honra de estarmos presentes na entrevista realizada a Alberto Baptista, um grande exemplo de luta, coragem e determinação. A propósito da Poliomielite refere: "A doença nunca foi uma limitação, habituei-me com o que tinha". Estudou, casou, é pai, pratica desporto...é sem dúvida um homem de luta. Sempre se viu como uma pessoa normal:"Nunca me fiz de coitadinho, tento levar uma vida normal". Sublinha que sempre teve o apoio da sua família e é nela que encontra a sua vontade de vencer e espírito de guerreiro, "o que sou hoje em dia é devido a eles,sempre tive apoio".
Ser diferente não é ser incapaz
Tocando no assunto da escola, Alberto referiu que estas ainda não estão totalmente adaptadas para este tipo de situações,"tem vindo a evoluir, mas não o suficiente". Alberto é na atualidade o melhor atleta português na prova de Cadeira de Rodas na distância da Maratona, mas mesmo assim diz que nenhuma vitória tem um sabor especial, pois "não se aprende nada com as vitórias, mas sim as derrotas".
Com a participação nos Jogos Paralímpicos de Londres já garantida, o atleta garante que vai dar o seu melhor. Numa sociedade que ainda exclui e olha para ele de forma diferente, diz sentir-se bem como é até porque "percorro o mundo devido à minha deficiência", acrescenta.
Um Homem de Garra
Apesar das suas limitações faz tudo o que deseja e deixa um conselho aos jovens que o ouviam "Tentem sempre fazer melhor do que fizeram hoje", como premissa para vencer o desafio da vida. "Ganhar, Ganhar, Ganhar" é o seu lema.