BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
 
O passado dia 2 de março ficou marcado pela visita do célebre Doutor Carvalho da Silva à Escola Secundária Homem Cristo. O líder histórico da CGTP veio ao nosso encontro, juntamente com a equipa DN, para uma troca de ideias sobre a temática com que nos envolvemos no concurso: "Greve: Um direito ou uma obrigação". Durante a entrevista vários assuntos foram abordados, desde o seu percurso como sindicalista até à sua opinião relativamente à utilização da greve como instrumento de reivindicação num contexto socioeconómico conturbado. Segundo Carvalho da Silva, "para falarmos de greve temos que falar antes de trabalho".
Greve, o melhor instrumento de reivindicação
Durante a conversa, o Doutor Carvalho da Silva adiantou que o trabalho tivera sido estigmatizado ao longo da idade média e associado às classes inferiores (escravos, indigentes e servos). Com a evolução da sociedade, este passou a ser um fator de progressão social e a constituir um espaço socialmente útil, onde os indivíduos são valorizados e demonstram as suas qualificações. Por fim, realça ainda que o trabalho
passou a ser visto como um direito da vida em sociedade. Assim, qualquer atentado contra estes direitos conquistados, são merecedores de contestação. Deste modo, "as greves podem ter uma dimensão de resposta a situações que estão em desequilíbrio profundo para tentar uma nova harmonia".
Conselho para os jovens
No final da entrevista, Carvalho da Silva deixou um conselho à nossa geração: "Uma nova era mundial está a emergir e a prova disso é que os valores, dogmas e instituições dominantes se revelaram um fracasso. Cabe-vos repor novos paradigmas nos empregos, novas instituições e novos valores". Vamos seguir este sábio conselho e fazer (re)nascer um Portugal melhor.