BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
 
No passado dia 5 de Março de 2012, a Drª Gabriela Canavilhas presenteou o Externato Liceal Paulo VI com os pensamentos que transmitiu aos grupos envolvidos nesta competição. Tendo como pano de análise a Cultura e a forma como esta se perspetiva no mundo atual, os estudantes colocaram questões de extraordinário interesse e pertinência, na visão da convidada que nunca se esquivou a uma pergunta. "Tudo aquilo que puder influenciar a forma como conhecemos a nossa sociedade e a forma como mexe a nossa mentalidade- isto é cultura".
(Des)investir em Cultura... É tempo de erguer os braços!
Foi desta forma que Canavilhas definiu o conceito de cultura. Fê-lo de uma forma abrangente, procurando integrar todas as dimensões da natureza humana. Reforçou que a Cultura é tudo aquilo que o Homem produz, tendo defendido a ideia que o Homem é produto e produtor da mesma, logo o investimento prioritário a não negligenciar é a Arte.
A afirmação de Portugal, no entendimento da deputada, passa por termos "uma mentalidade europeia cosmopolita, culta e todo o investimento que não é feito em cultura é um passo atrás nesse trajeto em relação ao futuro". É este o grande e ambicioso desafio que temos pela frente.
A Cultura em Portugal
No final, a oradora transmitiu preocupação face ao desinvestimento "em tudo aquilo que nos pode tornar mais desenvolvidos na nossa mentalidade", pois isso tornar-nos-ia "um povo mais atrasado". Como referiu, a mentalidade portuguesa esteve parada demasiados anos, devido à ditadura. Logo, urge promover o progresso da cultura em Portugal.