BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
 
No dia 12 de março, o Agrupamento de escolas de Vila Nova de Cerveira, recebeu nas suas instalações o Bastonário da Ordem dos Advogados, o Dr. Marinho Pinto. O convite surgiu no âmbito do projeto Dnescolas, em que um dos editoriais escritos pelos nossos alunos foi selecionado para a fase da entrevista. No decorrer da entrevista, conduzida pelos alunos João Machado e Joel Mota, foram abordados pelo Dr. Marinho Pinto, temas como: o seu trabalho na Ordem dos Advogados, os seus anos de contestação ao fascismo, a morosidade da nossa justiça, a parcialidade do nosso sistema judicial, a pena de morte, a (in)compatibilidade do advogado-deputado, entre outros.
Marinho Pinto e o estado da justiça
O nosso entrevistado esteve soberbo, respondendo a todas as questões como é seu timbre, colocando o dedo na ferida, quando foi preciso. Além disso, foi deixando ensinamentos aos alunos, que proferidos por um homem conhecido da comunicação social e reconhecido pela sua perspicácia, inteligência, justeza argumentativa e dom da palavra, provocaram nos nossos discentes um sentimento de admiração e respeito.
O nosso agradecimento à câmara municipal, que mais uma vez se fez representar, no caso, pela vereadora Sandra Pontedeira, à Direção Executiva que ajudou nas questões burocráticas e logísticas, e ao docente Fernando Mota (responsável pela Biblioteca Escolar) e Dona Aida pelo arranjo do espaço.
Bastonário encanta alunos
Não podemos esquecer o trabalho arduo dos alunos que se entregaram de corpo e alma neste projecto, mas viram os seus esforços serem recompensados pela presença desta fantastica personagem que é o Dr.Marinho Pinto. O mesmo em tom de "graça" admitiu que a plateia esteve bem comportada, tambem é sempre com grande prazer que vem as escolas pois nós alunos, segundo ele somos o "amanhã.