BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
 
"A liberdade não tem adjetivos" afirmou Augusto Santos Silva na entrevista concedida às alunas participantes no concurso DNEscolas, da Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã. O objetivo da entrevista era o de questionar o conceito de liberdade numa altura em que ela é concebida como um dado adquirido. O Professor declarou que a banalização da liberdade é a melhor prova da sua existência e surpreendeu a comunidade escolar que preenchia o auditório ao descrever situações opressivas exercidas pelo regime ditatorial do pré 25 de abril de 74. As ideias em debate acerca do tema propõem, segundo Santos Silva, três condições para o exercício da liberdade: a igualdade perante a lei,
Liberdade:Um valor absoluto
o equilíbrio das condições de vida e a responsabilidade individual e coletiva. O Professor Augusto Santos Silva aconselhou os alunos a agir pela liberdade, exigindo o direito à vida privada e simultaneamente à participação na vida pública. "Para haver liberdade são necessárias condições institucionais, mas sobretudo empenhamento de todos nós", defendeu o entrevistado, já que a liberdade é fruto da conquista de direitos,mas impõe o cumprimento de deveres.
Por fim, a pedido do grupo envolvido no projeto, a entrevista terminou com a escrita de uma frase no mural DNescolas. Escreveu Augusto Santos Silva: "A liberdade é o alfa e o ómega, o princípio e o fim."
Augusto Santos Silva
"É cómodo não ser livre porque é cómodo não ter que escolher", palavras do professor Augusto Santos Silva, ex-ministro da defesa nacional e dos Assuntos Parlamentares do governo de José Sócrates, um homem de grandes convicções e apreciador da controvérsia. Nasceu em 1956, entre conflitos de interesse e inflexibilidade social. As ideias que defende acerca de liberdade admitem riscos, aventuras e responsabilidade.