BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
 
No dia 12 deste mês, pelas 15 horas e 15 minutos, o Dr. Pedro Passos Canavarro chegou à nossa escola; à sua espera tinha a equipa do Dn Escolas, a professora organizadora, o grupo vencedor da 1ª fase, a direcção da escola e vários outros alunos. Depois segui-se a entrevista com o grupo vencedor. Existia por toda a escola cartazes sobre o Japão e junto à bandeira nacional e à bandeira da eco-escola foi hasteada a bandeira do Japão. "Só comecei amar o Japão 48 horas depois de ter chegado lá"; esta foi uma das primeiras frases que o Dr. Pedro Passos Canavarro proferiu no auditório da nossa escola, em resposta à primeira pergunta que lhe foi colocada por um dos nossos colegas do grupo vencedor.
Dr. Pedro Passos Canavarro e o seu amor pelo Japão
A entrevista do grupo vencedor esteve centrada na cultura japonesa e nas experiências que o Dr. Pedro Passos Canavarro viveu no Japão. O convidado realçou o elevado respeito que os japoneses têm pelos professores (tratando-os por Senseis), elogiou o trabalho do actual embaixador do Japão em Portugal, Nobutaka Shinomyia, referiu que actualmente o Japão é um país multirracial e ainda respondeu às perguntas efectuadas pelos outros dois grupos participantes do
concurso. No final da entrevista, foram feitos agradecimentos finais e a entrega de recordações, a que se seguiu um lanche na biblioteca da nossa escola, organizado por uma turma de turismo.
Dr. Pedro Passos Canavarr
Dr. Pedro Passos Canavarro nasceu em 1937 na cidade de Santarém. De 1966 a 1968 esteve no Japão a ensinar nas universidades de Tóquio, Keio e Sophia, foi eleitor português no Japão e é uma das figuras portuguesas mais empenhadas em aumentar as relações entre Portugal e o Japão. É o fundador da Casa-Museu Passos Canavarro, é fundador e presidente da Associação da Amizade Portugal-Japão.