BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
 
O título desta reportagem é inspirado nos versos de Wislava Szymborska, Nobel da Literatura de 1996, sendo a política tema central da entrevista concedida pelo Dr. David Pereira a 13 de Março de 2012 na ES Alfredo dos Reis Silveira. Foram abordadas várias temáticas em torno dos jovens: a consciencialização dos seus direitos e deveres, das formas de intervenção e dos problemas atuais, pois só através desta reflexão é possível a mudança por parte dos homens e das mulheres de amanhã. Atualmente, os jovens portugueses deparam-se com sérias dificuldades, resultantes, segundo o entrevistado, das sucessivas afrontas à Constituição. São exemplo as políticas que condicionam o futuro dos jovens
Somos os filhos da época, e a época é política
ao nível do acesso e qualidade do ensino, do acesso à primeira habitação e ao primeiro emprego, da igualdade de oportunidades, entre outros. Nesta entrevista debateu-se ainda a temática da voz juvenil em Portugal, tendo-se retomado a discussão acerca do Livro Branco como forma de apelo à mudança. sendo o reconhecimento das causas aspetos fundamentais para uma mudança na sociedade portuguesa.
O entrevistado conclui que para dar verdadeiramente uma expressão aos jovens é necessário romper com as políticas atuais. Não se esgotaram as questões e muito há por dizer sobre os modos como os jovens devem e podem intervir na construção de uma democracia mais efetiva.
Dr. David Pereira
Segundo David Pereira, os jovens são penalizados pela sua própria condição sendo estes a geração mais capaz para servir o seu país. O entrevistado afirma que o Livro Branco é uma iniciativa interessante, não merecendo crítica por ser uma expressão juvenil que deve ser tomada em conta. A sessão terminou com um apelo à reflexão cívica, social e politica.